Só molho de tomate???

Seguindo na viagem à Itália, em abril de 2017, e também em Florença - dando fechamento às experiências gastronômicas que valeram a pena no berço do renascimento -,  fui jantar no Restaurante Al Trebbio. Uma trattoria discreta, em uma rua não tão movimentada de Florença, sem grandes pontos turísticos ou multidões pela volta.  Prato cheio (mesmo) para viver a verdadeira experiência da refeição italiana. Por tal motivo, no local, fiz uma refeição completa: entrada (salada caprese), prato principal (spaghetti al pomodoro) e sobremesa (torta de creme com nutella), tudo regado ao bom vinho da casa. 

A entrada estava fresca e gostosa, o vinho também, sobremesa idem. Porém, o que mais chamou atenção foi o spaghetti al pomodoro: massa, molho de tomate e uma folha de manjericão. SÓ! No entanto, já na primeira garfada foi possível sentir que não se tratava de um simples molho de tomate. era O molho de tomate. O melhor molho de tomate que já experimentei! Algo indescritível que tornou essa refeição aparentemente simples, em uma das melhores da viagem.

Menos é mais! Fã ardorosa do programa Masterchef Brasil, ouço tal frase em quase todas as provas do programa. Menos é mais! E essa foi a comprovação de que não são necessários ingredientes "diferentões"para proporcionar uma experiência incrível! Basta um molho de tomate.

O encantamento foi tanto que, retornando ao Brasil, comecei uma busca incessante da receita do tal molho de tomate. Não havia segredo: bons tomates, azeite de oliva (muito), alguns dentes de alho, sal e manjericão. Só isso? Sim! O resultado foi inacreditável. Óbvio que não ficou igual ao do Al Trebbio, que deve ter décadas de aperfeiçoamento, especialmente pela qualidade do tomate encontrado aqui (no caso, do tomate não encontrado aqui). Porém, aproximou-se muito daquele e tornou-se uma das receitas queridinhas da minha (pequena) lista de especialidades, inclusive pela facilidade.

Vou deixar a receita caso alguém queira experimentar (embora o objetivo principal do blog não sejam receitas): 03 ou 04 dentes de alho sem aquele fiozinho que tem no meio pois traz amargor; azeite de oliva na panela até cobrir tais dentes de alho. Ligue o fogo e deixe o alho apenas começar a tomar cor, adicionando, após, cerca de 1,5kg de tomate (o melhor que encontrar) e sal a gosto. O tomate deve ser descascado e amassado com as próprias mãos, colocado no óleo quente que já contém o alho. Vai borbulhar e é assim mesmo. Deixe cozinhar por cerca de uma hora ou até que os pedaços de tomate se desmanchem (vai reduzir muito) e, ao final, coloque 3 ou 4 folhas de manjericão. Não acrescente água!!!! Sirva com spaghetti e queijo parmesão. 

Acreditem: não é só molho de tomate! É um mundo de sabores!!!

Abaixo, a foto do spaghetti no Al Trebbio. Fico devendo a foto do meu, que logo aparecerá por aqui!
Fica a dica também para quem for a Florença! Trattoria Al Trebbio!





Comentários

Postagens mais visitadas