INSPIRAÇÕES...

Sou formada em Direito, servidora pública. Somos obrigados a escolher muito cedo o nosso destino. Não posso afirmar que não gosto do que faço. Gosto. Mas acho que se pudesse voltar no tempo, hoje escolheria trabalhar com gastronomia. Talvez não fosse uma vida tão confortável ou tão tranquila. A questão é que não há como voltar no tempo, é preciso estar bem e feliz com o que a vida nos apresenta, buscando alternativas possíveis. Então, a gastronomia tornou-se um hobby. Ler sobre, assistir programas, filmes e documentários sobre... fazer minhas experiências na cozinha. Frequentar restaurantes, cafés, bares... há muito que pode ser realizado fora da profissão exercida. 

E diante desse contexto, um filme que assisti há alguns anos - e sigo assistindo sempre que ele se repete nos canais da TV -, marcou-me de forma especial. O filme: Julia & Julie. O contexto: Julie é uma servidora pública entediada, que ama gastronomia, que vê suas amigas sendo bem sucedidas em suas áreas e ela não (identificação define). Julie acha que precisa de um desafio, algo que ela possa concretizar. Julia é ninguém menos que Julia Child - cozinheira famosa -, esposa de um militar que é transferido para a Paris e que, igualmente entediada, porém com a vida de dona de casa, resolve frequentar a famosa escola de culinária Le Cordon Bleu, tornando-se uma excelente cozinheira, apresentadora de programas culinários e autora de um livro célebre da gastronomia chamado "Dominando a Arte da Cozinha Francesa", com 524 receitas (fatos todos reais). Julie, então, resolve cozinhar as 524 receitas do livro de Julia em 365 dias, criando um blog em que vai relatando sua empreitada - de acertos e erros - e que se torna um sucesso. Aliás, é o primeiro filme baseado em fatos reais oriundos de um blog. 

O filme é uma delícia! Baseado em fatos reais em relação às personagens principais (o que adoro) e que super recomendo para quem curte o assunto. E quem estrela o filme é ninguém menos que Meryl Streep e Amy Adams, duas feras do cinema (sob o meu ponto de vista).

O fato é que este blog é inspirado também na Julie, sem a pretensão de se tornar um sucesso, mas, sim, constituindo-se em algo a mais a ser feito da vida além do circuito trabalho-casa-trabalho. 


Duas frases do filme que adoro: "Comprar alimentos é mais divertido que comprar vestidos". Eu também acho! Supermercado e mercados locais são uma diversão e tanto para mim. Sempre! Quanto maior e mais diversificado, melhor! 

A segunda frase é um mantra da cozinha francesa e com a qual concordo: "Manteiga nunca é demais"! 

Para quem quer assistir o filme, ele está disponível no Netflix e vive reprisando nos canais da TV a cabo. 




Comentários

Postagens mais visitadas